Varíola dos Macacos: Ministério da Saúde investiga caso suspeito em Santa Catarina e mais 2 estados

São 257 casos confirmados em 23 países.

ANÚNCIOS

A varíola dos macacos é extremamente contagiosa e já foi confirmada em vários países do mundo.

ANÚNCIOS

Neste último domingo (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS), 257 casos da varíola dos macacos foram confirmados em 23 países.

Nesta segunda-feira (30), o Ministério da Saúde confirmou que investiga 3 casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil, um na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, um na cidade de Dionísio Cerqueira em Santa Catarina e um outro caso em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

ANÚNCIOS

Ainda segundo as primeiras informações em Santa Catarina trata-se de uma mulher de 27 anos, ela foi internada e os sintomas começaram no último dia 24 de maio.

A paciente de Santa Catarina apresentou erupções cutâneas agudas do tipo papulovesicular em várias regiões do corpo. A mulher que está sob suspeita de ter contraído a varíola dos macacos também apresentou disfagia, mialgia, astenia, febre e linfonodomegalia.

Entretanto, vale ressaltar que até este momento não há nenhum caso confirmado em território brasileiro.

O Ministério da Saúde afirmou que os casos suspeitos estão sendo acompanhados de perto e que os pacientes estão isolados e se recuperando.

ANÚNCIOS

“O Ministério da Saúde está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, diz o comunicado.

No último dia 23 de maio o Ministério da Saúde afirmou que havia criado uma sala de monitoramento por causa da varíola dos macacos no Brasil.

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.