A nova variante do coronavírus, a ômicron, já tem 5 casos confirmados aqui no Brasil. O primeiro paciente infectado com a nova cepa foi diagnosticado na África do Sul no dia 18 de novembro e em menos de 20 dias já se espalhou para vários países, principalmente na Europa.
De acordo com a cientista-chefe da OMS, isto está acontecendo tão rápido porque esta nova variante é “muito transmissível”. Após o primeiro caso africano, países como Itália, Alemanha, Israel, Inglaterra e Brasil já diagnosticaram casos da ômicron. Aqui no Brasil, além dos 5 casos confirmados, já há dezenas de casos que são suspeitos e aguardam confirmação.
Desses 5 casos, 2 deles estão no Distrito Federal e os outros 3 em São Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, os 2 casos são mulheres que estavam na África do Sul e retornaram para o Brasil no dia 30 de novembro.
As duas mulheres estão em isolamento, um está com sintomas leves e a outra está assintomática. Os passageiros que estavam no mesmo voo que elas foram contatados e orientados a realizarem um teste e ficarem em isolamento. Foi informado também que no Distrito Federal há mais 6 casos em investigação.
Já a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que dois dos três casos são de um casal atuam como missionários na África do Sul, eles vieram ao Brasil para visitar a família e desembarcaram no dia 23 de novembro. O terceiro caso de São Paulo foi detectado no dia 1º, o homem de 29 anos desembarcou de um voo vindo da Etiópia. Todos passam bem e não precisaram de internação