A torção do ovário é considerada como uma emergência médica e na maioria das vezes a paciente precisa passar por um procedimento cirúrgico.
Vale ressaltar que o diagnóstico precoce e a intervenção rápida são extremamente necessárias para preservar a função ovariana e não prejudicar a fertilidade feminina.
Quando a torção do ovário acontece a interrupção do fluxo sanguíneo adequado para a irrigação dos ovários o que pode causar a necrose do tecido e provocar uma sepse, por isso esta condição é considerada emergencial.
Todas as mulheres podem ser acometidas pela torção de ovário, entretanto, é mais comum acontecer com mulheres entre 20 e 40 anos e pode ocorrer inclusive durante a gravidez.
A torção do ovário também pode acontecer em lactantes, crianças, adolescentes e em mulheres que já entraram na menopausa. Mulheres com cistos nos ovários estão mais propensas a sofrer uma torção.
Principais sintomas da torção do ovário:
- Forte dor abdominal;
- Náuseas, vômitos ou diarreia;
- Intolerância alimentar;
- Sensibilidade abdominal e pélvica;
- Distensão abdominal;
- Fortes dores no baixo ventre.
Segundo especialistas em saúde da mulher o diagnóstico da torção do ovário não é fácil de ser diagnosticado e por isso é preciso buscar ajuda médica ao surgirem os primeiros sintomas.
No caso da torção do ovário o tratamento precisa ser cirúrgico, não há outra maneira de realizar o tratamento para preservar a saúde da paciente.
Para que a recuperação seja mais rápida o procedimento cirúrgico indicado para este caso é a vídeo laparoscopia por ser menos invasiva.