Muito se ouve falar em tireoide, mas você sabe o que é isso? A Tireoide geralmente passa despercebida na vida de todos nós, mas é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo. Quando ela esta mal, geralmente enfrentamos muitos problemas.
Felizmente, nosso corpo esta sempre pronto para dar sinais que alertam para o mau-funcionamento da tireoide. O problema é que quando não se sabe que sinais são esses, eles acabam passando despercebidos.
Em geral, são três os principais problemas associados a tireoide:
- hipotireoidismo: quando produção dos hormônios é menor do que o ideal;
- hipertireoidismo: quando a produção é maior que o habitual;
- nódulos da tireoide: quando são observados tumores, que podem ser malignos ou benignos e também, nestes casos, a produção de hormônio pode ser alterada.
Quando o paciente esta enfrentando um quadro de hipotireoidismo, geralmente sente o corpo cansado porque esta com o metabolismo mais lento. Neste caso os sintomas podem ser de depressão, fraqueza, sonolência, inchaço, queda de cabelo, oscilações de humor, desânimo, prisão de ventre, etc.
Já no caso oposto, quando o paciente enfrenta um quadro de hipertireoidismo, ele pode enfrentar um quadro sintomático de irritação, insônia, tremores, taquicardia, cansaço e até perda de peso. Nesse caso, o metabolismo geralmente se torna acelerado.
Já nos casos de nódulos, o problema esta associado ao tamanho do tumor. Se menor que 2 centímetros, geralmente os sintomas são praticamente nulos. No entanto, se forem maiores, podem gerar sintomas como dificuldade de falar ou engolir, engasgos frequentes e até alteração no tom de voz.