Anticoncepcionais são um assunto controverso na sociedade atual. Embora tenha sido inventado, e vendido comercialmente, como um símbolo da “libertação” das mulheres, atualmente ele é alvo de críticas por parte de muitas mulheres.
Acontece que a medicação, embora permita maior liberdade à mulher para decidir quando quer engravidar, também é frequentemente associada a complicações de saúde. Os anticoncepcionais muitas vezes gerar efeitos colaterais que causam transtorno.
Um desses problemas, e com certeza um dos piores, é o aumento das chances de trombose. A trombose é uma complicação de saúde que pode até mesmo gerar risco de morte, o que precisa ser tratado com muita seriedade.
Portanto, muitas mulheres acabam se colocando em risco sem saber. O uso do anticoncepcional não significa automaticamente que a mulher sofrerá de trombose, mas pode aumentar suas chances de desenvolver a doença até 9 vezes.
Segundo um levantamento, os medicamentos mais associados ao problema são: Selene, Diane, Allestra, Belara, Ciclo 21, Level, Stezza, Mercilon, Microvilar, e Siblima. Se você esta tomando um desses medicamentos, se acalme. Sem pânico!
O recomendado é procurar seu médico de confiança e ter uma conversa franca sobre os riscos e alternativas. Qualquer anticoncepcional deve ser consumido sob acompanhamento de um médico especialista na área.
Nunca se automedique com anticoncepcionais, por mais que pareça ser algo simples. Esses são medicamentos que alteram os hormônios e precisam ser tomados de acordo com as recomendações médicas, com cuidado.