ÔMICRON: Cientistas fazem alerta estarrecedor sobre a nova cepa da Covid-19

No Brasil já existem casos da Ômicron.

ANÚNCIOS

A variante Ômicron segue preocupando o mundo enquanto cientistas africanos publicam importantes descobertas sobre a nova cepa da Covid-19.

ANÚNCIOS

Já foi constatado que a Ômicron é mais contagiosa e agora estudos preliminares apontam que a variante pode ter até 3 vezes mais chance de reifecção, passando por cima da imunidade de quem já havia contraído o vírus, o que é estarrecedor, por causa da possibilidade de novas sequelas a medida que a pessoa desenvolva a doença por diversas vezes.

Rude Mathivha, diretora da UTI no maior hospital da África do Sul (e um dos maiores do mundo), fez um alerta preocupante nesta última quarta-feira (1º), segundo a profissional de saúde que trabalha no o Chris Hani Baragwanath, em Johanesburgo, relatou que a Ômicron tem afetado principalmente adolescentes, crianças e gestantes.

ANÚNCIOS

Ela se disse impressionada com o número de crianças menores de 5 anos que estão dando entrada no hospital em estado grave.

Os estudos ainda não são definitivos mas já indicam que há um maior número de reinfecções naqueles que foram expostos à nova variante do coronavírus quando comparados com os que foram expostos nas variantes beta e delta.

A variante nomeada há apenas uma semana ainda assusta o mundo e cria muita apreensão, pois certamente há muito mais a ser descoberto e esclarecido, como por exemplo, a letalidade da nova cepa.

Em todo o caso, o que já se sabe é que a Ômicron sofreu muitas mutações e pode surpreender negativamente e causar uma nova sobrecarga aos sistemas de saúde de todos os países, caso o planeta não se atente nos próximos dias. Informações são colhidas a todo o momento e medidas de precaução, como por exemplo, o fechamento de aeroportos para países afetados são a principal linha de defesa por enquanto.

ANÚNCIOS

Em razão do alto número de pessoas com o vírus HIV na áfrica, teremos que aguardar para saber se os dados colhidos a respeito da taxa aumentada de reinfecção irão se reproduzir em outros países. Até então a variante Omicron já foi detectada em pelo menos 30 países, entre eles está o Brasil.

 

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.