Você sabia que a aparência ou sensação diferente em nossa língua pode dizer muito sobre sua saúde? Muitos até imaginam mas não sabem identificar essas mudanças e o que de errado tem no organismo de acordo com cada aspecto e na pauta de hoje, mostraremos isso para vocês.
Confiram!
De acordo com as explicações do Dr. Imogen Bexfield, Diretor Médico da White Swan Aesthetics, nossa língua mostra que está tudo normal e saudável, quando a coloração é rosada e sem nenhum ferimento, bolhas ou manchas local.
1. Placa branca na língua
Os detritos, má higienização e bactérias promovem a formação de placas, que se alojam na língua, formando um revestimento esbranquiçado e com péssima aparência como mostra a foto acima.
2. Língua geográfica
Como mostra imagem acima, a língua geográfica é reconhecida pelas manchas vermelhas e lisas, circundadas por bordas brancas, mas não se assuste, não causa dor nem é contagioso, mas pode indicar diabetes, psoríase ou Síndrome de Reiter.
3. Língua de morango
Nesse caso, a língua fica semelhante ao aspecto e cor de um morango, podendo indicar alergias a algum tipo de remédio ou alimento.
4. Língua negra peluda
A língua peluda também não causa dor e não é contagiante, mas se dá pelo acúmulo de células mortas na região, podendo causar forte levando ao mau hálito.
5. Lichens Planus
Procure seu médico, caso sua língua apresente a aparência como mostra a foto acima, que indica alguma condição inflamatória crônica, a qual acabou afetando as membranas mucosas da boca.
6. Sapinho
Popularmente conhecida como ‘sapinho’, a candidíase oral que pode causar infecção sistêmica, surge por conta do acúmulo excessivo do fungo na boca.
7. Bolhas
Busque ajuda médica imediata a caso surjam bolhas na língua que não cicatrizam, pois podem te impedir de mastigar ou engolir os alimentos, fora a dor e mal estar.