Nesta segunda-feira, dia 30 de maio, foi confirmado pelo o Ministério da Saúde brasileiro que está sendo investigado dois casos suspeitos de varíola dos macacos em nosso país. Lembrando que o vírus já chegou na América do Sul, pois recentemente foi confirmado um caso na Argentina de um turista que venho da Europa.
Na Europa, se tem observado um aumento no número de casos da varíola dos macacos, o que preocupa muitos especialistas.
As notificações de suspeitas foram feitas na região do Ceará e de Santa Catarina.
Não foram divulgados mais detalhes sobre as duas pessoas que podem estar com a doença, apenas sendo revelado suas localidades.
Outros países da América do Sul estão investigando casos suspeitos. Estão na lista; Equador, Peru, Bolívia e a Guiana Francesa.
Segundo os últimos levantamentos, já existem cerca de 450 pessoas que estão com o vírus confirmado. Ainda existem mais de 100 casos que estão sendo investigados. Na Espanha, Inglaterra e Portugal, se tem observado um grande número de casos.
O surto é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o maior fora da África. No continente, a doença é mais comum.
Os principais sintomas da doença estão associados com o aparecimento de erupções na pele. A doença costuma durar de duas a quatro semanas. A recomendação é que a pessoa infectada seja mantida em isolamento, para assim evitar uma maior contaminação. As autoridades apontam em uma taxa baixa de infecções.