Uma notícia preocupante foi dada pelo portal de notícias online do jornal Folha De S.Paulo, milhares de pessoas em todo o Brasil foram vacinadas com doses do imunizante da AstraZeneca com a data de validade vencida.
Cerca de 26 mil doses vencidas foram envidas para postos de saúde de todo o Brasil, ainda segundo as informações do Folha De S.Paulo, até o último dia 19 de junho deste ano corrente, as vacinas vencidas haviam sido aplicadas em 1.532 municípios brasileiros.
A cidade de Maringá, que fica no interior do estado do Paraná, reduto do deputado federal Ricardo Barros (PP), aliado do presidente Jair Messias Bolsonaro e líder do governo na Câmara dos Deputados, é a campeã no uso de vacinas vencidas, cerca de 3.536 pessoas se vacinaram com o imunizante vencido.
Vale ressaltar que a vacina AstraZeneca é mais usada no Brasil e até este momento corresponde à 57% das doses aplicadas em território nacional neste ano.
As vacinas vencidas fazem parte de oito lotes da AstraZeneca e você pode conferir abaixo o número do lote do imunizante que você tomou:
Caso você tenha sido vacinado com um imunizante destes lotes é necessário procurar pelo posto de saúde para tomar outra dose da vacina.
Segundo as informações repassadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que tomou a vacina vencida, precisa ser vacinado novamente no prazo de 28 dias, pois na prática é como se a pessoa não tivesse se vacinado. Veja quais foram as regiões que mais vacinaram com o imunizante vencido: