A longevidade é um sonho de quase todas as pessoas, porém, nem todas estão dispostas a procurar saber e buscar colocar em prática as atitudes que podem acrescentar anos à nossa vida.
Um grande exemplo disso diz respeito à nossa alimentação que segundo pauta de pesquisa divulgada na revista científica “PLOS Medicine”, uma década de vida pode ser acrescentada se nossa alimentação passar a ser a base de grãos, verdura, legumes e castanhas, deixando de lado os alimentos processados e a carne vermelha.
De acordo com Lars Fadnes, da Universidade de Bergen, na Noruega, mais de 11 milhões de óbitos poderiam ser evitados por ano, se a alimentação das pessoas não fossem um fator de risco para elas ou caso a ingesta de grãos, castanhas e nozes, fizessem parte da dieta.
A mesma publicação fala sobre a importância de ter os níveis de colesterol, HDL, LDL, dentro dos parâmetros para se ter qualidade de saúde e longevidade.
É de suma importância evitar consumir produtos industrializados, processados e que venham gerar o aumento do colesterol na corrente sanguínea, evitando dessa forma as doenças coronarianas.
Mesmo que pareça uma tarefa árdua, vale a pena a insistência para que as pessoas mudem suas dietas e passem a se alimentar de forma mais saudável, mais natural, para viver melhor, com saúde e com longevidade. No caso de dificuldade de mudança na dieta, um médico ou nutricionista deve ser consultado.