Embora possa parecer normal encontrar manchas roxas pelo corpo é preciso ficar atento sobre como elas surgiram e por quanto tempo permanecerá em sua pele.
É comum aparecer manchas roxas quando você é uma pessoa desastrada e que vive esbarrando em móveis, maçanetas, ou mesmo sofrendo quedas.
Fora isso, o surgimento de manchas roxas com maior frequência é sinal de que sua saúde pode estar afetada. As manchas roxas são manifestações hemorrágicas que são classificadas como:
Petéquias: Pontos vermelhos que surgem e logo somem.
Equimoses: Estas manchas possuem mais de um centímetro e geralmente aparecem após alguma contusão.
Hematomas: São grandes marcas roxas que surgem por causa do acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos.
É preciso ressaltar que a pele funciona como um sistema de alerta para manifestar vários tipos de enfermidade, como por exemplo, doenças autoimunes, falta de vitaminas, diabetes, entre outros.
Principais causas de manchas roxas
1 – Fragilidade dos vasos sanguíneos;
2 – Doença de Von Willebrand;
3 – Hemofilia ou problemas com coagulação;
4 – Leucemia aguda e crônica;
5 – Púrpura trombocitopenia imune;
6 – Púrpura trombocitopenia trombótica;
7 – Infecções;
8 – Deficiência de vitamina C.
Fator emocional
O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, pode provocar diversos tipos de problemas na pele, inclusive manchas roxas da pele.
Fatores multifatoriais ligados a ansiedade e depressão também podem ocasionar o surgimento manchas roxas.
Como saber se a mancha roxa é sinal de uma doença grave?
Se as manchas roxas não desaparecem sozinhas de maneira rápida, ou se surgem do nada de maneira rotineira é preciso buscar ajuda médica junto a um dermatologista ou hematologista.
Alerta de gravidade máxima:
Caso as manchas roxas no seu corpo surjam acompanhadas de sangramentos no nariz, boca, ou dor e febre é preciso buscar ajuda médica com urgência, estes sintomas podem estar relacionados a alguns tipos de câncer, como por exemplo, a leucemia.