Você provavelmente já ouviu falar sobre a herpes, mas sabe do que realmente se trata?
De maneira geral, a herpes é causada por um tipo de vírus, que casa lesões na boca, pele, nos olhões, na região íntima, entre outros lugares.
Vale ressaltar que se trata de uma ‘DST’ (Doença Sexualmente Transmissível), altamente contagiosa e que não tem cura. Contudo, existem tratamentos e medicamentos que podem auxiliar no combate de uma crise de sintomas.
O vírus é conhecido como ‘Herpes Simplex’, o tipo 1 do vírus causa o herpes oral, já o tipo 2 provoca o herpes genital.
A transmissão do herpes se dá através do contato com as bolhas e lesões que surgem na pele. Quando há ferimentos com secreção, a transmissão acontece de maneira rápida, o herpes pode ser transmitido pelo beijo, ao compartilhar copos e talheres, e nas relações sexuais sem o uso do preservativo.
Principais sintomas do herpes:
1 – Lábios
- Lesão no lábio;
- Bolhas sensíveis e doloridas;
- Dor na boca;
- Coceira;
- Vermelhidão no canto da boca.
2 – Genital
- Surgimento de bolhas e lesões nos órgãos genitais;
- Ínguas na virilha;
- Coceira;
- Dor seguida de desconforto nas partes íntimas;
- Perda de apetite.
Qual é o tratamento?
As lesões provocadas pela crise do herpes duram entre 7 a 10 dias. Neste período recomenda-se que o paciente evite contato íntimo com seus parceiros. O tratamento geralmente é realizado através da aplicação de pomadas antivirais, ou com o medicamento indicado pelo dermatologista.
Caso você esteja apresentando alguns dos sintomas acima, procure um médico de confiança para que possa iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.