A hepatite é uma doença que acomete o fígado e pode se apresentar inicialmente de forma assintomática, evoluindo para um possível quadro de agravamento em alguns casos onde há alteração das funções hepáticas.
Ao evoluir para sua forma mais grave a hepatite causa sintomas como os de uma gripe, com febre, enjoos, vômitos, e fraqueza. A hepatite se diferencia das demais doenças quando os sintomas evoluem para a chamada icterícia, onde ocorre o amarelamento dos olhos e da pele.
A hepatite B é infecciosa e pode ser contraída de duas formas. A primeira é a hepatite endêmica onde o paciente ingere alimentos que carregam consigo o vírus HBV que é o causador da doença. Geralmente tratam-se de alimentos de origem duvidosa como leite estragado ou mariscos por exemplo.
A segunda forma é a forma indireta conhecida como hepatite de inoculação, que ocorre quando a pessoa saudável entra em contato com objetos terapêuticos contaminados, como fluidos corporais, seringas ou agulhas.
É importante ressaltar que a hepatite B também é uma IST, ou seja, uma infecção sexualmente transmissível já que o vírus se espalha pelo sangue e pode ser encontrado no semem e em secreções vaginais, tornando-se assim muito suscetível a possibilidade de transmissão em caso de sexo desprotegido.
Para se proteger da hepatite B você deve então evitar a ingestão de alimentos de origem duvidosa ou desconhecida, usar preservativo nas relações sexuais e jamais compartilhar seringas e agulhas. Assim você se mantém isolado deste vírus que pode causar complicações e até mesmo a morte.