Cistos no ovários são caracterizados como bolsas cheias de líquido que ficam localizadas em um ovário ou próximo dele. Geralmente, as mulheres costumam ter dois ovários e o tamanho chega a ser parecido com uma amêndoa. Cada ovário fica em um lado do útero. Os óvulos se desenvolvem nos ovários e são liberados a cada ciclo mensal fértil
A grande maioria das mulheres tem cistos no ovário em algum momento de sua vida. Eles costumam ser inofensivos e não apresentar sintomas. A maior parte deles é tratado em pouco tempo.
Contudo, os cistos no ovário que apresentam riscos de se romperem podem causar graves sintomas. Na intenção de se cuidar melhor, é importante realizar exames de forma regular e saber os sintomas que ajudam a identificar o problema.
Sintomas
A maioria dos cistos não causa sintomas e desaparece por conta própria. No entanto, um grande cisto ovariano pode causar:
Dor pélvica – uma dor surda ou aguda na parte inferior do abdômen, na lateral do cisto
Plenitude ou peso em seu abdômen
Inchaço
Quando ver um medico
Procure atendimento médico imediato se você tiver:
Dor abdominal ou pélvica súbita e intensa
Dor com febre ou vômito
Se tiver estes sinais e sintomas ou aqueles de choque – pele fria e pegajosa; respiração rápida; e tontura ou fraqueza – consulte um médico imediatamente.
Fatores de risco da doença
Problemas hormonais
Gravidez
Infecção pélvica
Já ter tido cisto no ovário anteriormente