O cisto no ovário é uma condição relativamente comum que pode ou não exibir sintomas dependendo do seu tamanho e gravidade. A sua aparição geralmente se relaciona com o ciclo menstrual, razão pela qual ele é mais comum em mulheres jovens que acabaram de começar a menstruar ou em mulheres de meia idade que estão prestes a passar pela menopausa.
Quando existe a suspeita de se ter cistos ovarianos, a mulher deve ir ao ginecologista regularmente pois somente acompanhando o quadro é possível saber se ele está regredindo sozinho ou se precisará de algum tipo de tratamento.
Em muitos casos o cisto ovariano retrocede sozinho até desaparecer. Em outros o médico pode prescrever um tratamento à base de anticoncepcionais e reguladores hormonais. Caso o cisto esteja muito grande e represente risco para a saúde da mulher, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
Os principais sintomas do cisto ovariano são:
- Distúrbios do ciclo menstrual;
- Dor incômoda nos cantos inferiores direito ou esquerdo do abdômen (o que piora com a Menstruação);
- Dor ou peso no abdômen;
- Sensações desagradáveis durante a relação sexual;
- Micção frequente;
- Ganho de peso (em alguns casos).
Como mencionado anteriormente, caso você esteja sentindo alguns destes sintomas é impreterível a visita a um ginecologista. O cisto ovariano que não retrocede sozinho e não é tratado pode se desenvolver em um câncer, o que faz com que o cenário mude completamente.
É extremamente importante que as mulheres façam uma consulta anual ao ginecologista e os exames de prevenção.