A caxumba é uma infecção viral e contagiosa que afeta as glândulas salivares que ficam no pescoço entre a orelha e a mandíbula provocando um inchaço leve e doloroso. A caxumba é causada por um vírus da família dos Paramyxovirus.
Além das glândulas salivares, ou glândulas parótidas, a caxumba também afeta as glândulas submaxilares e sublinguais.
De acordo com a crença popular, quem é homem e pega caxumba deve evitar ao máximo quaisquer exercícios físicos pois ela pode descer para os testículos. Na verdade, a caxumba pode afetar outras partes do corpo, tanto feminino quanto masculino.
De fato a caxumba não “desce” para os testículos necessariamente, mas pode sim se espalhar e afetar não só os testículos nos homens como os ovários e as mamas nas mulheres além do pâncreas, cérebro e meninges que são membranas que recobrem o cérebro.
A faixa etária mais afetada pela caxumba é a das crianças e adolescentes embora certa porcentagem dos adultos também são suscetíveis a contrair a doença por isso é importante tomar as vacinas de forma adequada.
Não existem tratamentos ou medicações eficazes contra a caxumba mas existem recomendações para que a recuperação seja mais rápida e se minimizem as chances de a doença se espalhar para outras partes do corpo. As recomendações são repouso e alimentos líquidos para evitar a mastigação. os sintomas da caxumba são:
- Dor de cabeça;
- Dor nas articulações;
- Boca seca;
- Dor abdominal leve.
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Febre alta.
Vale ressaltar que caxumba não é coisa de criança!