Médicos de um hospital em Piauí realizaram uma cirurgia de emergência para a retirada de um cisto “gigante”, como descrito pela própria unidade, de uma paciente idosa. A mulher procurou a unidade se queixando de fortes dores.
A idosa chegou ao hospital se queixando de dores abdominais e problemas no intestino. Segundo informações do caso, a mulher vinha lidando com as dores há pelo menos um mês quando deu entrada na unidade.
Os médicos pediram uma tomografia, realizada no Hospital Regional de Bom Jesus, e confirmaram a presença de um cisto. O que surpreende nesse caso é que o cisto foi retirado de um dos ovários da paciente e pesava impressionantes 5 quilos.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com informações da unidade, a cirurgia foi feita de forma minimamente invasiva, pelo método de “laparotomia exploradora”. Participaram do procedimento um médico anestesista, duas técnicas em enfermagem, um enfermeiro e dois cirurgiões.
“Uma mini-laparotomia pode envolver uma incisão de oito a dez centímetros, mas uma laparotomia exploratória pode envolver uma incisão que percorre quase todo o comprimento do abdômen“, explicou a assessoria da unidade.
Nas redes sociais do hospital, foram divulgadas informações. Uma das imagens chama a atenção, com a paciente na maca e os médicos segurando o cisto. A imagem é realmente impressionante porque da dimensão ao tamanho da massa removida. O hospital não fez menção, na lista de sintomas queixados, a alguma protuberância visível no abdômen da paciente.