Você já notou uma massa amarelada e com mau odor impregnada na parte de trás de sua garganta? Já se perguntou o queriam essas massas que mais parecem com pedrinhas?
Então, essa massa fedida que costuma surgir do nada nas cavidades das amigdalas são chamadas cientificamente de tonsilólitos, ou cáseos, que por sua vez, são calcificações distróficas que ocorrem nos tecidos linfoides localizadas na entrada dos tratos respiratório e digestivo, justamente onde fica as amigdalas.
Sem causa definida, elas podem surgir por conta de inflamações crônicas ou acumulo de bactérias, sais ou outros materiais como restos de alimentos.
Embora tonsilólitos tenha o nome complicado, seu tratamento é simples, visto que o próprio organismo se responsabiliza por expulsa-las do local onde estão calcificadas. Veja a seguir.
Porém, se a caso isso causar incomodo ao extremo ou dor, o paciente deve procurar um médico clinico ou otorrinolaringologista para fazer a retirada com segurança.
É bom lembrar que as pedrinhas nas amígdalas nunca devem ser retiradas com as mãos ou com objetos.
Veja aqui abaixo os 8 sinais de que sua amigdala possa estar com tonsilólitos:
- Mau cheio persistente na boca
- Peso na garganta
- Tosse sem causa aparente
- Mal estar que não passa
- Dificuldade para engolir os alimentos ou dor
- Dificuldade para cuspir
- Inchaço nas amigdalas
- Dor no ouvido e em volta dele
Se perceber esse sinais, basta se colocar em frente a um espelho, abra bem a boca e observe se há presença de massa amarelada nas cavidades das amigdalas.