6 vírus e bactérias que podem levar ao câncer e que você provavelmente não sabia

Cuide bem da sua saúde!

ANÚNCIOS

O câncer é definido pelo desenvolvimento anormal de células que se aglomeram e originam tumores. As razões para essa anomalia celular não estão completamente esclarecidas, no entanto, em linhas gerais, é aceito que seja uma interação entre fatores genéticos e influências externas do ambiente.

Tanto vírus quanto bactérias estão incluídos entre os elementos externos associados a certos tipos particulares de câncer. Ao tentar evadir o sistema imunológico, esses microorganismos têm a capacidade de provocar uma resposta inadequada do organismo, o que pode culminar na formação de tumores.

ANÚNCIOS

Além disso, são capazes de influenciar o processo genético das células, alterando as informações contidas no DNA. Ficou curioso? Então conheça 6 infecções que podem causar câncer:

 HPV

O vírus mais comumente associado ao câncer é o Papiloma Vírus Humano (HPV), que está ligado ao desenvolvimento de câncer no colo do útero, ânus, pênis, laringe e boca.

ANÚNCIOS

Existem mais de 150 subtipos do HPV, sendo que os tipos 16 e 18 são responsáveis por aproximadamente 70% de todos os casos de câncer do colo do útero e cerca de 90% de outros tipos de câncer relacionados ao HPV, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer do colo do útero é uma das principais causas de mortalidade por tumores entre mulheres em muitas regiões menos desenvolvidas do mundo.

Hepatites B e C

ANÚNCIOS

As infecções causadas pelos vírus da hepatite B (HBV) e da hepatite C (HCV) ocorre após o contato com sangue contaminado, seja por lesões causadas por instrumentos perfurantes e/ou cortantes, atividade sexual, transmissão vertical, uso de drogas injetáveis ou acidentes no ambiente de trabalho.

Quando não tratadas, as hepatites causadas por esses vírus podem levar ao desenvolvimento de câncer no fígado (carcinoma hepatocelular), nos ductos biliares e até mesmo leucemia. Para prevenir complicações mais sérias, é crucial buscar tratamento ou vacinação.

A vacinação contra a hepatite B faz parte do programa de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).

HIV

Indivíduos que entram em contato com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e não recebem o tratamento adequado enfrentam um maior risco de desenvolver a AIDS, resultando na perda progressiva da imunidade.

Ademais, tornam-se mais propensos a contrair outras infecções e a desenvolver diversos tipos de câncer. Essas formas incluem o câncer de ânus, fígado, ductos biliares, pele não melanoma, endotélio, vulva, vagina, colo de útero, pênis, sarcoma de Kaposi, linfoma não Hodgkin e linfoma de Hodgkin.

O vírus responsável pela AIDS está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, podendo ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

Helicobacter pylori

A Helicobacter pylori é uma bactéria que, em sua maioria, afeta o sistema gastrointestinal, estabelecendo-se no estômago, esôfago e intestino, o que pode levar ao surgimento de câncer. Além disso, indivíduos infectados também têm maior probabilidade de desenvolver câncer de pâncreas e carcinoma hepatocelular.

A principal forma de transmissão da H. pylori ocorre por meio da saliva, bem como pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

HTLV

O vírus linfotrópico de células T humanas do tipo 1 (HTLV-1), frequentemente referido como o “parente do HIV”, pode estar associado a futuros casos de leucemia/linfoma T em adultos.

Epstein-Barr (EBV)

O vírus Epstein-Barr, também denominado herpesvírus humano 4, pertence à família dos herpesvírus e é responsável pela mononucleose infecciosa, comumente chamada de doença do beijo devido à transmissão através da saliva.

Em estágios avançados, os indivíduos podem desenvolver linfoma de Burkitt, linfoma não Hodgkin, linfoma T/NK, linfoma de Hodgkin e carcinoma nasofaríngeo.

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.