Antigamente conhecidas como doenças sexualmente transmissíveis ou DSTs e agora chamadas de infecções sexualmente transmissíveis ou IST’, elas são um risco ao qual todos se expõem quando se pratica o ato sexual sem a devida proteção, ou seja, sem o uso de preservativos.
Veja a seguir as principais infecções sexualmente transmissíveis
1. Clamídia
Os principais sintomas da clamídia incluem vermelhidão na região genital, dores na pelve e secreção espessa e amarelada. Em muitos casos, no entanto, a clamídia pode ser assintomática, o que aumenta as chances de transmissão pois pode dar a pessoa infectada a impressão de estar livre de infecções sexualmente transmissíveis.
2. Gonorréia
A gonorréia pode ser contraída no ato sexual ou pelo compartilhamento de artefatos íntimos. Ela também apresenta corrimento assim como a clamídia e deve ser tratada com o auxílio médico, pois se ignorada, apresenta risco à vida.
3. HPV – Verrugas genitais
Diferente da gonorréia, que é causada por bactérias, o HPV é fruto de uma infecção viral. A sigla HPV significa Human papiloma virus, ou em portugês, vírus do papiloma humano. Seus sintomas são lesões que aparecem na pele dos órgãos genitais.
4. Herpes genital
Quem contrai o vírus extremamente contagioso que causa a herpes desenvolve pequenas bolhas que ficam bem próximas umas das outras. Estas bolhas aparecem normalmente nas coxas, anus e órgãos genitais.
5. AIDS
A AIDS cuja sigla traduzida significa Síndrome da imunodeficiência adquirida é uma doença que ainda não tem cura. O vírus HIV que causa a doença infecta células do sistema imunológico causando a redução da imunidade e a susceptibilidade a outras infecções.