No Brasil, cerca de 30% dos óbitos registrados são causados por doenças cardiovasculares. Em uma escala global, o infarto também encontra-se na parte de cima dos óbitos.
Mesmo todos os dias as pessoas morrendo devido a isso, há diversas que não tem conhecimento nem de como ocorre um infarto. O infarto ocorre quando as artérias responsáveis para levar oxigênio do coração ficam barradas por coágulos de sangue.
Para que um infarto seja ocasionado, apenas uma dessas artérias precisa ser comprometida. Na grande maioria dos casos, é fatal. Os profissionais da saúde afirmam que um infarto pode dar sinais semanas antes de ocorrer.
1. Dores na região torácica
Rogério Marra, que é cardiologista conta que um dos primeiros sinais de um infarto são as dores sentidas nessa região. Mas ela não ficam limitadas só nesta região, elas podem acometer também os ombros, costas, pescoço e braços.
2. Uma sensação de falta de ar
Sentir-se desconfortável ao respirar não é sinal bom em qual seja a circustância. Pode estar indícios muitos problemas, podendo mostrar também que há alguma coisa errada com o coração.
3. Dores na região do abdômen, problema de ingestão e náuseas
Para Rogério, estes sintomas são os que as pessoas mais ignoram, acreditando que a náusea foi causada por algo que ingeriu. Ele ressaltou que quando isso acontece é de extrema importância consultar um profissional especializado.
4. Tontura
Ele explica também, que semanas antes do infarto acontecer, a pessoa pode sentir-se tonta em diversos momentos. Neste caso, o cardiologista orienta que é preciso que seja evitado sair de carro. Ir até uma unidade hospitalar mais próxima para saber o que está acontecendo.
Vale ressaltar, caso o seu corpo esteja apresentando esses sintomas, é essencial que um médico especialista seja procurado.