O alto nível de taxa de açúcar no sangue ou glicemia alterada, pode causar grandes prejuízos à nossa saúde, como doenças graves e até o câncer.
Todo alimento que ingerimos causa interferência nas taxas de glicose na corrente sanguínea, isso porque os alimentos geralmente contém carboidratos que se transformam em açúcar após ingeridos.
O diabetes é uma das consequências dessa glicose descompensada, que pode ser consequência de má alimentação, obesidade, sedentarismo, estresse, e até mesmo dietas restritivas ou desequilibradas.
É importante dizer que podemos manter a taxa de glicose em níveis recomendados, com a prática de atividade física ao menos três vezes por semana, evitar o consumo excessivo de carboidratos e manter uma alimentação mais saudável possível. Veja a seguir os sintomas.
Sinais e sintomas de excesso de açúcar no sangue:
- Sede a todo momento;
- Aumento no volume e vontade de urinar;
- Fome a todo instante;
- Ganho ou perda de peso sem motivo aparente;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Enjoos;
- Sonolência;
- Cicatrização difícil;
- Visão embaçada;
- Alteração no humor.
Dificuldade de cicatrização
Cicatrizar ou fechar uma ferida é uma luta para os portadores de diabetes, mesmo que os ferimentos sejam superficiais ou em pequena extensão da pele, isso porque as veias e artérias podem estar obstruídas pelo excesso de açúcar e dessa forma, o sangue não chega na região afetada onde precisa de regeneração e oxigenação.
Visão embaçada
Á visão embaçada é dos principais sintomas mais conhecidos da elevação da taxa de glicose no sangue.
Mal humor
O estresse, mal humor e agitação, pode ser causado pelo desequilíbrio nas taxas de açúcar no sangue.