Não tem uma sensação mais prazerosa do que segurar um bebê recém-nascido no colo. Sentir aquele pedacinho de vida em seus braços sobre a sua tutela e proteção traz um bem enorme e um sentimento muito sereno.
Porém, segurar um bebê no colo não é uma tarefa tão fácil e simples quanto parece. É preciso tomar bastante cuidado e ter atenção especial a alguns detalhes, dentre eles a sensível moleira, parte sem osso que é bastante sensível e é muito delicada.
Quando um bebê nasce, o seu crânio ainda não está completamente fechado e há espaços na cabeça sem ossos, as fontenelas, conhecidas popularmente como moleiras. Áreas extremamente sensíveis e que denotam grande cuidado e atenção.
São bastante perceptíveis e fácil de saber onde estão: a fontenela anterior fica localizada bem no centro da cabeça da criança, já a posterior fica localizada na parte de traz.
Cuidados com a moleira do bebê
É preciso tomar muito cuidado com lugares pontiagudos que podem ferir a cabeça do bebê. Esse tipo de objeto pode ocasionar um ferimento mais grave e um médico deve ser procurado imediatamente.
Caso tenha algum ferimento no local, que não seja de objeto pontiagudo e seja uma batida leve, é preciso um cuidado maior nos curativos para que não haja infecção de pele e procurar um médico se isso vier a acontecer. Qualquer impacto mesmo que leve na área das moleiras dos bebês devem ser vistos com mais atenção e cuidado.