Uma das iguarias mais conhecidas do país é o pé-de-moleque. Doce que leva amendoim e caramelo e que é intensamente amado por muitos. A sobremesa é simples, leva apenas o famigerado “açúcar queimado” e amendoim torrado sem pele e sem sementes.
Agora imagine um doce tão famoso no país na forma de um bolo. Essa receita simples de bolo pé-de-moleque fará um verdadeiro sucesso no seu lanche da tarde, uma vez que ele é fofinho, cremoso e combina muito bem com um café recém coado.
Para o preparo do bolo, você vai precisar de 1 xícara e 1/2 de chá de farinha de trigo; 1 xícara de açúcar; 1 xícara de leite; 2 xícaras de amendoim (se atente na hora de comprar, pois ele tem que ser torrado, sem pele e sem sal). Ainda para a massa, você vai precisar de 3 unidades de ovos; 5 unidades de paçocas do tipo rolha; 1 colher de sopa de amido de milho; 1 colher de sopa de fermento químico em pó e, por fim, 3 colheres de sopa de margarina sem sal.
Para o caramelo, será preciso de 1 xícara de chá de água fervente e 1 xícara de chá de açúcar cristal ou refinado. Inicie pelo preparo do caramelo, pois ele precisa ser reservado para esfriar. Derreta o açúcar até atingir a cor amarela e acrescente a água fervente, para evitar o choque térmico. Quando todo o açúcar derreter, reserve e espere esfriar.
Para o bolo, você precisa primeiramente bater as claras em neve e reservar. Depois, na batedeira deposite o açúcar, a manteiga e as gemas e bata até atingir um ponto esbranquiçado. Adicione a farinha de trigo, o amido, o leite e o fermento em pó. Delicadamente, incorpore as claras e por último as paçocas esfareladas.
Em uma forma untada com margarina no fundo e com margarina e farinha nas laterais, coloque primeiro o caramelo, depois o amendoim e por último a massa de bolo. Asse em forno pré-aquecido e em banho maria por no mínimo 1 hora ou até atingir a cor dourada. Espere esfriar completamente e desenforme com cuidado, soltando antes as laterais com a ajuda de uma faca.