Quem não gosta de tomar uma Coca-Cola geladinha no almoço de domingo? Ou acompanhando aquela feijoada de sábado? Algumas pessoas são mais cuidadosas com a saúde e evitam bebidas industrializadas, como os refrigerantes, outras tomam ocasionalmente, em situações como as mencionadas acima, mas existem aqueles que não abrem mão desse tipo de bebida todo santo dia.
Enfim, independente da quantidade de vezes que você ingere o refrigerante, principalmente a Coca-Cola, o efeito no seu organismo é o mesmo. Assim, de acordo com informações vinculadas a inúmeros estudos sobre os males causados pela ingestão dessa bebida, listamos aqui a cronometragem de como ela age em seu organismo quando você a consome.
1. 10 minutos
Nos primeiros dez minutos após ingerir o refrigerante, seu organismo começa a processar o açúcar, que, de acordo com as informações, a cada copo de Coca-Cola, você coloca em média 10 colheres de chá de açúcar no seu organismo, e isso é equivalente a 100% da quantidade recomendada diariamente pelos nutricionistas.
2. 20 minutos
Aos 20 minutos, a insulina já atingiu sua corrente sanguínea em grande quantidade, é aí que acontece uma “explosão” ou o chamado pico de açúcar no sangue. E, nessa luta, o fígado tenta converter tudo o que foi consumido em gordura.
3. 40 minutos
Nesse tempo, seu organismo já estará absorvendo toda a cafeína, então sua pressão arterial aumenta e suas pupilas dilatam. Se isso for durante a noite, muito provável você terá dificuldade para dormir.
4. 45 minutos
É nesse período que a bebida lhe fará sentir prazer com o aumento da produção de dopamina.
5. 60 minutos
Depois do prazer repentino, seu intestino ficará preso, mas a função diurética da cafeína começará a surtir efeito e, por conta disso, você sentirá vontade de fazer xixi a todo momento, o pior é que assim você vai eliminar todo o cálcio, o magnésio e o Zinco que deveriam ir para seus músculos e ossos.
7. Aos 60 minutos
Agora, após 1 hora da ingestão de Coca-Cola, seu organismo eliminou tudo o que devia, seu metabolismo ficará lento e você se sentirá irritado por conta do “choque de açúcar”.