Um avião que transportava um grupo de paraquedistas caiu após decolar na região russa do Tartaristão na manhã de domingo, matando 16 pessoas e ferindo seis, disse o Ministério de Emergências.
A uma altura de 70 metros, os pilotos relataram que seu motor esquerdo havia falhado e tentaram um pouso de emergência perto da cidade de Menzelinsk, tentando virar o avião para a esquerda para evitar uma área habitada, disse o governador regional.
Mas a asa da aeronave atingiu um veículo Gazelle quando o avião pousou e capotou, disse o governador do Tartaristão, Rustam Minnikhanov.
A aeronave carregava 20 paraquedistas e dois tripulantes. Seis pessoas estavam em estado grave, disse o Ministério da Saúde.
Um avião modelo L-410 caiu na cidade de Menzelinsk, na Rússia, com 22 pessoas a bordo neste domingo. pic.twitter.com/74gsoMD6JS
— BandNews TV (@bandnewstv) October 10, 2021
O Let L-410 Turbolet bimotor para transporte de curto alcance pertencia a um aeroclube da cidade de Menzelinsk. O aeroclube não quis comentar, citando uma investigação policial sobre o incidente.
Os pilotos usam a área para treinamento e o aeroclube já sediou campeonatos europeus e mundiais locais, disse o diretor do clube, Ravil Nurmukhametov, de acordo com a TASS.
O Comitê de Investigação, que investiga crimes graves, disse que abriu uma investigação criminal sobre uma suspeita de violação das normas de segurança.
O Cosmonaut Training Center, administrado pelo estado, suspendeu seus laços com o aeroclube enquanto se aguarda uma investigação, disse uma fonte da TASS.
Fotografias de alguns dos paraquedistas a bordo posando em kit ou com avião foram divulgadas na TV REN e nas redes sociais.
Os padrões de segurança da aviação russa foram reforçados nos últimos anos, mas os acidentes continuam a acontecer, especialmente em regiões remotas.