Saiba o que é prolapso da válvula mitral, condição cardíaca que João Carreiro precisou se submeter a cirurgia

O cantor, de 41 anos, não resistiu ao procedimento e faleceu na última quarta feira 3

ANÚNCIOS

A última quarta feira, 3 de dezembro, foi marcada por uma triste notícia do falecimento do cantor sertanejo João Carneiro, de 41 anos, dupla de Capataz.

O cantor faleceu após precisar passar por uma cirurgia cardíaca para correção de uma válvula. Entenda sobre o prolapso da válvula mitral (PVM), condição que o cantor tinha.

ANÚNCIOS

A explicação é do pesquisador Alexandre Marra, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP). Segundo ele, a condição é uma alteração de uma das válvulas mais importantes para o funcionamento do coração.

Ela faz a função de bloquear a passagem do sangue já bombeado do local que veio, quando separa o átrio do ventrículo esquerdo. Essa capacidade é a responsável pela fluidez correta do sangue dentro do órgão.

O prolapso promove uma espécie de ‘frouxidão’ dessa válvula, que perde a capacidade de bloqueio. Sem esse bloqueio, o sangue se desloca para o átrio do ventrículo esquerdo.

ANÚNCIOS

A condição pode ter origem genética, mas também pode ser caudadas pelas síndromes Marfan ou de Ehlers-Danlos. Entre os sintomas, podem variar desde pacientes assintomáticos aos que sentem dores no tórax e possível aumento de batimentos, tontura e queda de pressão.

Para o diagnóstico do prolapso, o exame de ausculta ou ecocardiograma são eficazes, pois os batimentos cardíacos dos pacientes com a condição tem um certo padrão como característica. A família do cantor lamentou a morte do famoso nas redes sociais.

Paula Silva

Escritora, mundo dos famosos com notícias atualizadas, notícias de atualidades sobre dia a dia e atualizações úteis para para aprender