Quem nunca foi acordado no meio da madrugada com aqueles miados aterrorizantes que gatos fazem em cima do telhados quando estão acasalando? O pior é que não há o que fazer, a não ser esperar até que eles parem com toda aquela algazarra simultânea.
Essa farra “fora de hora” acontece quando as fêmeas estão no cio e assim atraem os machos com um miado bem característico que funciona como um aviso de que está pronta para procriar.
Com isso, os gatos se aproximam e começam então uma grande disputa pela fêmea, o que leva os machos a emitirem miados em tom cada vez mais alto.
Esta é uma manifestação natural entre os felinos, segundo explica o professor de Medicina Veterinária, Dr. Ricardo Vilani, em entrevista ao site de notícias da Terra.
Mas a gritaria não se dá apenas por conta do flerte, pois quando enfim chega a hora do acasalamento os miados aumentam ainda mais, devido a dor que a fêmea sente na hora da cópula.
Ainda de acordo com o médico veterinário, tudo isso se deve pelo formato do órgão reprodutor do gato, cuja estrutura é semelhante a espinhos, que servem para estimular a ovulação da gata, facilitando a fecundação.
Que assunto interessante, não é mesmo? A natureza e os mistérios do mundo animal sempre surpreendem. Compartilhe essa matéria em sua rede social para que seus amigos também saibam o motivo da sinfonia nada agradável dos gatos no meio da noite.