Renate Blauel é uma engenheira de som alemã que foi casada com o cantor Elton John na década de 80. Os dois se conheceram em 1983 e se casaram um ano depois, num relacionamento conturbado do início ao fim (1988).
Desde o ano que terminaram, em 1988, Renate é discreta e apareceu pouco na mídia durante todo esse tempo. Ainda não se sabe as motivações de Renate pela ação contra o ex-esposo famoso, mas a mesma afirmou que procura resolver a situação da forma mais amistosa possível.
O término do casamento dos dois também foi motivado pelo fato de envolver a homossexualidade de Elton John, assumida na mesma época do fim do casório. Tempos depois, o cantor assumiu uma relação com David Furnish, e tem dois filhos com ele.
Na sua biografia, o cantor cita em algumas passagens a ex-esposa Renate, como no episódio em que diz que ele quebrou o coração de alguém que o amava muito.
Num dado momento ele demonstra uma certa mágoa pelo fato de Renate nunca ter pedido aos jornalistas um momento de paz quando os mesmos à procuravam sempre que o nome do ex-esposo estava exposto em fofoca.
Elton John também cita não guardar nenhum tipo de rancor da ex-parceira e relata que quando se tornou pai, convidou Renate para ir à sua casa, em Woodside, conhecer seus filhos. Ele diz que queria que ela fizesse parte de sua vida de alguma forma, mas que o convite foi recusado pela mesma.
Elton falou que não insistiu mais nos convites e que respeita os sentimentos da ex. O cantor é um dos nomes mais consagrados no cenário da música mundial, com mais de quarenta álbuns produzidos e inúmeros prêmios recebidos.
Vale destacar que diante da situação de isolamento, a maioria dos famosos estão passando por este período em casa.