Quem perceber que surgiu um cisto na mão, no punho, ou até mesmo em um dos dedos precisa tomar cuidado. Algumas pessoas não dão a devida atenção e acham que é apenas uma picada de inseto, ou algo que logo irá desaparecer, mas agir assim é um grande erro.
O higroma cístico é um cisto benigno e é bem mais comum do que se imagina. A questão é que isso não é apenas esteticamente feio, também pode trazer consequências para a pessoa.
Quase sempre esse tipo de cisto aparece no punho, sendo que em alguns casos são imperceptíveis, mas há casos em que aparece próximo ao polegar ou até entre os dedos. A medicina não sabe determinar exatamente o que causa a formação desse higroma cístico, mas há alguns fatores que podem contribuir para o surgimento do problema.
Fraqueza osteoarticular congênita, lesão, fratura, alguma doença degenerativa e inflamações podem ser responsáveis pelo surgimento do cisto, assim como alguns movimentos repetitivos.
Um grande erro de quem tem cisto no punho é achar que por ser benigno, não precisa se preocupar, já que não se tornará maligno. Mas é importante ir ao médico o quanto antes para que o profissional de saúde faça o diagnóstico corretamente. Um ortopedista ou dermatologista poderão ser procurados, assim será possível saber qual é o melhor tratamento.
Não adianta seguir o tratamento de um amigo ou parente, pois cada caso é diferente. O importante é seguir as recomendações do médico que fez a avaliação do cisto em seu punho.
É importante procurar evitar fazer movimentos repetitivos, manter uma boa alimentação e claro, manter uma rotina de consulta para que qualquer problema de saúde possa ser detectado ainda no início.