O pulmão do seu bebê está limpo? Estes são os sintomas de uma infecção pulmonar que pode colocar a vida do bebê em risco

Cuide bem da saúde do seu bebê.

ANÚNCIOS

Cuidar com muito esmero da saúde do bebê é a garantia de sobrevivência da criança nos seus primeiros anos de vida, isso porque, em tenra idade ele não é capaz de falar o que está sentindo.

Não é incomum lidar com o bebê acometido por alguns problemas respiratórios, como por exemplo, nariz entupido, tosse, coriza, entre outros. Porém, como determinar se a infecção afeta somente as vias respiratórias superiores e não atinge os pulmões da criança?

ANÚNCIOS

A pediatra Marina Buarque de Almeida, presidente do Departamento de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), fez algumas considerações e ressaltou quais são as diferenças entre um simples resfriado e uma infecção pulmonar.

Segundo Marina a criança pode ter febre, sintomas sistêmicos de um processo infeccioso, assim como ela pode ter sintomas por estar acumulando mais secreção, catarro e muco no pulmão, como chiado, falta de ar e tosse.”

Dois sinais de alerta mais comum de acordo com especialista:

ANÚNCIOS
  • Falta de ar;
  • Chiado no peito.

Caso o seu bebê apresente estes sintomas o ideal é que você procure um pediatra o mais rápido possível.

Como uma gripe pode se tornar pneumonia?

Crianças que estão resfriadas tornam-se mais suscetíveis, com uma menor capacidade de defesa do corpo. As bactérias aproveitam-se dessa situação e podem se estabelecer, levando à ocorrência de uma pneumonia bacteriana.

Quando há uma infecção na garganta, seios da face ou ouvido, a criança pode inalar as secreções infectadas com pus e bactérias, que podem acabar nos pulmões. Se essas secreções contaminarem os alvéolos pulmonares, resulta em pneumonia; se permanecerem nos brônquios, torna-se bronquite.

ANÚNCIOS

No entanto, é importante ressaltar que a pneumonia não surge necessariamente apenas após um episódio de gripe. Algumas crianças podem desenvolver a infecção quando são expostas a diversos tipos de vírus, ou seja, trata-se de uma pneumonia viral.

Qual a diferença de uma gripe forte de uma pneumonia?

Observe cuidadosamente os sinais: na presença de pneumonia, a febre tende a persistir por um período prolongado, a fadiga é mais intensa e as tosses são acompanhadas de desconforto.

Se a gripe for desencadeada pelo vírus influenza, existe uma maior probabilidade de a doença afetar os pulmões, devido à sua natureza mais agressiva.

Saiba como diferenciar a pneumonia e a broncopneumonia:

Cada pulmão é composto por lobos pulmonares, sendo três do lado direito, que é o maior, e dois do lado esquerdo. Na presença de pneumonia, a infecção afeta um ou mais lobos do pulmão, enquanto na broncopneumonia, vários pequenos pedaços do pulmão são infectados simultaneamente.

Esta distinção torna-se evidente ao analisar um exame de raio X: Na pneumonia, a área branca indicando a infecção é localizada, enquanto na broncopneumonia, é possível observar vários pontos semelhantes a floquinhos de algodão espalhados pelo pulmão.

Adicionalmente, a broncopneumonia é frequentemente causada por bactérias mais comuns, o que a torna geralmente mais leve. Por outro lado, a pneumonia é mais grave, muitas vezes originando-se de bactérias que são normalmente mais resistentes.

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.