Na primeira quarta feira do ano o jornalista Marcelo Pereira, do Hora 1, na Rede Globo foi socorrido e levado ao hospital após sofrer um mal súbito antes de entrar ao ar no telejornal.
Mas o que é mal súbito? É descrevido pelos médicos como um evento que ocorre de forma não que não pode ser prevista e apresenta sintomas graves e com a necessidade de socorro imediato.
Algumas das diversas de suas causas podem ter origem de infartos, arritmias, acidentes vasculares e até mesmo desidratação ou alergias em grau elevado.
80% dos casos tem origem cardíaca. Alguns desses casos se explica pelo avanço da idade correlacionar o aumento da possibilidade da pessoa sofrer um infarto.
O estilo de vida também pode ser um fator que pode ter uma contribuição para o desenvolvimento de algumas dessas causas como a alimentação, sedentarismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas ou cigarro.
Os sintomas também podem variar a depender de sua origem. Os mais comuns são dores no peito, perda de consciência, falta de ar, convulsões, dor de cabeça intensa, tontura, paralisia de um dos lados do rosto ou perna e sudorese intensa.
Ao se deparar com uma pessoa em algumas dessas situações, a orientação é que imediatamente busque atendimento médico ligando para ambulância e descrever para o atendente alguns dos sintomas visíveis. Para que se consiga reduzir os riscos de sofrer um mal súbito é importante manter a ida ao cardiologista frequente e buscar estilo de vida saudável.