A pandemia da covid-19 foi declarada ainda no primeiro trimestre de 2020. De lá para ca, é difícil imaginar que ainda existam pessoas internadas por longos período por conta da doença, graças a vacina.
No entanto, o caso do britânico Steve Laviniere parece ser totalmente atípico e surpreendente. Steve passou seu terceiro Natal no hospital, onde está desde 2020, quando teve um quadro grave da covid-19.
Em decorrência do vírus, Steve sofre falência múltipla de órgãos e inflamação no cérebro. Como parte do esforço dos médicos em salvar sua vida, ele foi colocado em coma induzido, mas desenvolveu leucoencefalite hemorrágica aguda.
O estado de saúde de Steve atualmente é delicado e exige cuidados intensos durante o dia e noite inteiros. Steve não se move, é alimentado por um tubo e tem outras limitações. Ainda assim, a família se mantém esperançosa.
Steve estava com o irmão, Bobby, em um festival em Madrid. Os dois são conhecidos DJs em Londres, depois do festival, ambos testaram positivo para a doença. Bobby passou dias entubado e chegou a ter um quadro delicado, mas se recuperou totalmente.
Ele falou com a imprensa local sobre o estado de saúde do irmão e reforçou que a família ainda acredita em uma recuperação e comentou que Steve recentemente moveu os dedos.
Steve é considerado o paciente de covid-19 internado há mais tempo no Reino Unido. Devido a suas sequelas, não há previsão de um retorno para casa.