O mundo está vivendo uma das maiores crises de saúde pública das últimas décadas. A pandemia do novo coronavírus está causando pânico nas pessoas, fazendo com que as pessoas mudem muitas de suas práticas para evitar o contágio e a propagação da Covid-19.
O vírus do novo coronavírus pode se espalhar em forma de aerossol através da água em gotículas com fezes ao dar descarga no vaso sanitário com a tampa aberta. Esse alerta foi emitido pelo engenheiro da Universidade de Purdue, que fica localizada nos Estados Unidos, Qingyan Chen.
Em uma entrevista concedida ao Daily Mail, disse que quando as fezes ou a urina entram no fluxo de água da descarga, elas podem ser expelidas e liberadas no ar em forma de aerossol infectando todo o ambiente.
O vírus pode atingir paredes, toalhas e até escovas de dentes, ficando ali por dias ou até horas. Para evitar esse tipo de contágio, basta tampar o vaso sanitário ao dar descarga.
Uma pesquisa que foi realizada na China e divulgada na Gastroenterology, provou que o sistema digestivo pode acolher o vírus. Além disso, foi descoberto que o vírus pode ser eliminado nas fezes, mesmo quando os testes de secreção nasal acusam como negativo.
‘Pluma de vaso sanitário’ é um termo conhecido para denominar a liberação das partículas contendo partes de fezes ou de urina no ar.
Além da Covid-19, esse efeito aerossol pode disseminar a propagação de outras doenças, sendo assim, tampar o vaso sanitário ao dar descarga não evita a propagação apenas do novo coronavírus, mas de demais infecções.
Outra forma de evitar a contaminação deve ser tomada em banheiros públicos. Para evitar a contaminação dessa doença ou de outras, nesse ambiente altamente contagioso, é preciso esperar dois minutos depois que a descarga foi acionada. Limpar e desinfetar os banheiros ajuda a evitar a propagação desta ou outras doenças.