Infelizmente, o menino Henry Borel sofreu muito antes da sua morte. A criança de apenas 4 anos de idade morreu enquanto ainda estava no apartamento de sua mãe, Monique Medeiros, e de seu padrasto, o vereador e médico, Jairo Souza, conhecido como Dr. Jairinho.
As autoridades já prenderam Monique e Jairinho. De acordo com eles, não existem dúvidas sobre a autoria do crime. Além disso, foi revelado que a mãe sabia das agressões de Jairinho diante de Henry. Uma conversa com sua babá foi exposta e é dito que Henry teria sido agredido pelo vereador em meados de fevereiro. Jairinho teria chegado mais cedo em casa e se trancado com Henry em um quarto. No local, o menino recebeu diversos socos.
No dia 8 de março, Henry Borel, chegou à unidade de saúde, já sem os seus sinais vitais. Monique, primeiramente, teria dito que a criança poderia ter caído da cama, o que teria causando as fraturas. Contudo, um laudo foi realizado pelo IML (Instituto Médico Legal), e apontou que a causa da morte foi uma hemorragia interna, causada por diversas lesões gravíssimas.
Henry sofreu muito antes de morrer. Ele sofria agressões por parte de Jairinho, e sua mãe, Monique, encobertava todo o caso. O menino não chegou a explicitar o que sofria, provavelmente, devido às ameaças, mas chegava até mesmo a vomitar quando precisava retornar para casa da mãe e de Jairinho.