Carne muito consumida no Brasil pode te levar ao óbito e por isso você precisa saber como se proteger

Cuide bem da sua saúde!

ANÚNCIOS

Você já ouviu falar na teníase? Conhecida popularmente como “solitária”, esse verme, em casos de infecções mais graves, pode te levar a morte.

A teníase intestinal é mais comumente adquirida quando indivíduos consomem carne de porco, boi ou peixes de água doce que não foram adequadamente cozidos.

ANÚNCIOS

Os adultos de tênia, que habitam o intestino humano, geralmente não apresentam sintomas significativos, mas podem resultar em desconforto abdominal, diarreia e perda de peso.

A tênia dos suínos também tem a capacidade de formar cistos em diversas partes do corpo, incluindo o cérebro, um fenômeno conhecido como cisticercose.

Os cistos cerebrais podem desencadear uma série de sintomas, tais como dores de cabeça, convulsões, confusão e até mesmo colocar a vida do indivíduo em risco.

ANÚNCIOS

Para diagnosticar a teníase intestinal, os médicos procuram por segmentos ou ovos do parasita em amostras de fezes, enquanto a cisticercose é identificada por meio de exames de imagem ou testes sanguíneos que detectam os cistos em várias partes do corpo.

Cozinhar cuidadosamente a carne de porco, boi e peixes de água doce é uma medida eficaz para prevenir a infecção. A carne de porco sem o cozimento adequado é considerada a maior transmissora da “solitária”.

Quando a infecção ocorre, medicamentos antiparasitários, como praziquantel, são utilizados no tratamento da teníase intestinal. Para aliviar os sintomas decorrentes dos cistos cerebrais, o tratamento geralmente envolve uma combinação de albendazol e/ou praziquantel, juntamente com corticosteroides.

ANÚNCIOS

Diversas espécies de tênias podem provocar infecções em seres humanos. Essas incluem:

  1. Taenia saginata, também conhecida como tênia das vacas.
  2. Taenia solium, a tênia dos porcos.
  3. Taenia asiatica, adquirida através do consumo de carne suína na Ásia, sendo assim chamada de tênia asiática.
  4. Diphyllobothrium latum, a tênia dos peixes.
  5. Hymenolepis nana, uma tênia anã.

Além das mencionadas, tênias dos porcos também podem ser responsáveis por infecções. É importante notar que as tênias adultas de outras espécies, como Echinococcus granulosus e Echinococcus multilocularis (conhecidas como tênias dos cães), normalmente habitam o intestino de cães e outros animais caninos.

Em algumas situações, essas tênias podem infectar seres humanos, resultando na formação de cistos no fígado ou em outros órgãos.

Cisticercose

Pessoas que ingerem os ovos da tênia suína podem se tornar hospedeiros intermediários da tênia proviniente da carne de porco. Isso pode ocorrer nas seguintes situações:

  • Quando ingerem os ovos da tênia suína presentes em alimentos ou água contaminados com fezes humanas.
  • Quando transferem os ovos para a boca após contato com uma pessoa infectada ou com itens de vestuário e mobiliário contaminados.
  • Indivíduos com uma tênia adulta em seu intestino podem reinfectar-se ao ingerir ovos presentes em suas fezes, por exemplo, em alimentos ou água contaminados, ou possivelmente quando segmentos do verme que contêm ovos (proglótides) migram do intestino para o estômago e liberam ovos (autoinfecção).

Essas esferas atravessam a parede intestinal e migram para diversas partes do corpo, como o cérebro, músculos, outros órgãos ou até mesmo o tecido sob a pele, onde formam cistos. Em seres humanos, essa manifestação é conhecida como cisticercose.

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.