Segundo pesquisas divulgadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde, o zumbido nos ouvidos é uma queixa recorrente de cerca de 280 milhões de pessoas, de diferentes faixas etárias.
Causas
O zumbido no ouvido pode ser sentido após longo tempo exposto a sons altos ou uso constante de fone de ouvido, porém, nesses casos, o incômodo é temporário.
Outra causa do zumbido no ouvido é o cerume, que após ser detectado pelo médico, pode ser facilmente retirado em consultório.
Segundo o otorrinolaringologista Rodrigo Vital, o zumbido no ouvido incomoda muito e é relatado como um barulho constante e fantasma, sem que nenhum som venha da área externa, ou seja, somente a pessoa afetada ouve.
Ao persistir o zumbido no ouvido, o médico especialista deve ser procurado para que o problema não se agrave ao ponto de causar surdez, que inclusive segundo relatórios da OMS, cerca de 1,1 bilhão de pessoas podem vir a desenvolver problemas de audição no mundo todo.
Ainda de acordo com as informações concedidas pelo otorrinolaringologista, os idosos, acima dos 60 anos de idade, devem ter atenção redobrada, pois com o avançar dos anos é comum que se tenha uma perda da audição, que acontece naturalmente por conta do envelhecimento da cóclea.
Porém, mesmo sendo um processo comum na terceira idade, o Dr. Rodrigo Vital aconselha todo cuidado e atenção neste órgão tão importante para todos.
Além disso, o zumbido persistente pode também ser sinal de câncer de nasofaringe.