Você tem bolinhas no seu rosto? Apesar delas parecerem ser todas iguais, existem diferenças. Pode se tratar de uma milium, xantelasma ou siringoma. Cada uma conta com suas próprias características e formas certas de se tratar.
Neste artigo, será explicado sobre cada uma delas, de acordo com o que foi dito pelas dermatologistas, Patrícia Royes e Márcia Donadussi, para a revista Donna.
Milium
É o tipo mais comum. Geralmente, são amareladas ou brancas. Costumam aparecer na região do rosto. São o acúmulo de sebo e queratina no rosto, assim formando a bolinha. Por não permitir a saída de oleosidade da pele, ela acaba surgindo.
Nestes casos, o importante para o tratamento é investir em produtos de skincare.
“Que seja feito o uso de ácidos, como o glicólico, o retinoico e o salicílico. Mas deve ser feito com prescrição dermatológica”, explica Márcia.
As já existentes também devem ser retiradas em uma clínica dermatológica.
Xantelasma
Essa bolinha é um depósito de gordura. Geralmente, aparece na região das pálpebras, logo abaixo da superfície da pele. Pode estar relacionado com um aumento de colesterol no sangue. O tratamento pode ser feito das mais diversas formas: com cirurgia, laser ou química. Tudo irá depender do tamanho e do local.
Siringoma
É um tumor benigno derivado das glândulas sudoríparas. São da cor de pele. Geralmente, aparece nas pálpebras e normalmente em mulheres. O tratamento é feito com cirurgia ou laser.
É considerado uma alteração anatômica.