O volume que surge abaixo do queixo, o qual é formado por conta da gordura que se acumula no local, e aquela temida sobra de pele tanto nos homens quanto nas mulheres, é popularmente conhecida como ‘papada’.
De acordo com o aumento da flacidez na circunferência do pescoço, a papada fica ainda mais em evidência, mas engana-se quem imagina que o incômodo com a temida papada se limita apenas por conta da estética.
Isso porque essa gordura que se localiza na parte superior do pescoço pode ser sinal de três problemas de saúde que devem ser observados com cuidado.
Confira!
1- Síndrome metabólica:
Essa gordura no pescoço, aliada a hipertensão, colesterol desregulado e diabetes, pode ser sinal de uma Síndrome Metabólica, por exemplo.
Porém, de acordo com estudos, o diâmetro da gordura no pescoço em mulheres não deve ultrapassar 34 cm, e nos homens 38cm.
2- Alteração na tireoide:
Outra doença que pode causar esse volume no pescoço é o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo, sendo que em ambas, pode ocorrer o aumento do volume da glândula.
3- Síndrome de Cushing
Já ouviu falar na Síndrome de Cushing? Essa é outra doença que pode ser notada através do aumento da papada, que se dá por conta do aumento na produção do cortisol.
Dessa forma, o paciente começa a ganhar peso e acumula gordura na face, na barriga e nas costas, e as estrias se multiplicam e ficam ainda mais salientes que o comum.