Você acorda pela manhã e percebe uma sensação estranha na garganta. Ao bocejar, percebe um mau cheiro que não parece ser apenas mau hálito da manhã. Ao chegar no banheiro, um susto: bolinhas brancas na garganta.
É comum a maioria das pessoas achar logo que estão com pus na boca, uma confusão bastante comum. No entanto, neste caso, não se trata de pus e sim de um problema chamado Cáseos amigdaliano (caseum).
Apesar de muito desagradáveis, os caseum não são um problema de saúde. Na realidade, eles se formam justamente porque as suas amigdalas estão funcionando adequadamente. Essas bolinhas são a mistura de resto de comida, tecido e bactérias, por isso fedem tanto.
Em alguns casos, o caseum pode ser acompanhado de dor na garganta, dificuldade para engolir, mau hálito e até dor de ouvido. Geralmente, a remoção das bolinhas já alivia esses sintomas.
Na maioria dos casos, nosso organismo expele as bolinhas sozinho. Seja tossindo ou espirrando, é natural que o caseum seja removido de forma automática pelo corpo. No entanto, em alguns casos, você vai precisar ajudar.
Nesses casos, uma das melhores maneiras é com o uso de um cotonete úmido. De forma paciente e gentil, leve o cotonete até a bolinha e tente pegá-la com ele. Em alguns casos, você consegue remover ainda mais pressionando algumas áreas específicas da garganta. Esse não deve ser um procedimento doloroso. Se você está sentindo dor, pare e procure um médico.