Quando somos crianças, geralmente temos sempre alguém cuidando de nós. Existem mães que conseguem determinar se o filho está com febre apenas pousando as costas da mão na testa da criança, mas isto nem sempre é possível.
A verdade é que ninguém escolhe quando vai ficar doente, não é? Muitas pessoas quando saem da casa dos pais, ou quando estão sozinhas em casa, acabam sofrendo na hora de medir a temperatura corporal em um momento que se sente mal.
Mas não se desespere! Na verdade, o processo é até bastante simples e não precisa ser uma dor de cabeça. Siga as dicas abaixo e tire as dúvidas sobre o que é estar com febre e como medir corretamente a temperatura.
O que é a temperatura normal do corpo?
Se você colocar um termômetro na axila agora, provavelmente sua temperatura estará entre 36ºC, mas essa escala pode variar entre 35,4ºC e 37,2ºC. Dentro deste intervalo, é considerado que a temperatura corporal está dentro dos padrões.
O que é um estágio febril?
O estágio febril se subdivide em três estágios principais: o subfebril, o febril e a febre alta – que é aquele estágio no qual é imprescindível procurar um hospital.
- subfebril: a temperatura se encontra entre 37,5ºC e os 38ºC, já causa sintomas como arrepios, tremores ou até vermelhidões no rosto. Neste caso, tome um banho morno, beba água e evite se cobrir em excesso – permitindo que o corpo respire.
- febre: quando a temperatura, medida na axila, ultrapassa 38ºC. Neste caso, um indivíduo adulto pode tomar um remédio que já esteja acostumado a tomar (paracetamol, dipirona ou outros), compressas frias na testa também podem ajudar e, além disso, evite se cobrir em excesso. Caso o estado persista por mais de 3 horas, é indicado procurar a emergência.
- febre alta: neste ponto, a temperatura supera 39,6ºC e não existem recomendações caseiras. Procure uma emergência.
Como usar um termômetro corretamente?
O termômetro digital precisa ser corretamente colocado sob a axila, com a ponta metálica tocando a pele. Para fazer isso, retire eventuais agasalhos e saia debaixo do cobertor porque o calor desses itens pode alterar o resultado do teste.