A pauta de hoje aborda um assunto importante e traz uma alerta de algo que jamais deve ser ignorado.
Você já acordou com a boca seca ou amarga? Segundo pesquisas, isso pode ser sinal de que você está ingerindo pouca água e por isso já acorda com sede.
Porém, se isso acontece com frequência você deve ficar atento (a), pois pode ser sinal de que você precisa procurar ajuda médica.
De acordo com especialistas, a boca seca é conhecida cientificamente como xerostomia e esse processo acontece quando as glândulas salivais diminuem a produção da saliva.
Alerta!
Vale lembrar que ficar com a boca seca na terceira idade é comum, mas seja qual for a faixa etária o caso deve ser investigado se persistir.
Portanto fique atento (a), pois boca seca e amarga pode ainda ser sintoma de sérios distúrbios do sistema imunológico, como o HIV ou AIDS, diabetes, entre outros.
Vale lembrar que alguns hábitos como o fumo ou má higiene podem alterar o PH e fazer com que você acorde com a boca seca e amarga.
O que você pode fazer para mudar esse quadro?
Antes de tudo, você precisa buscar ajuda de um médico, assim ele vai avaliar seu caso e solicitar exames para que o problema seja identificado e o diagnóstico seja estabelecido.
Vale lembrar que em alguns casos a sua saúde pode ser melhorada com mudanças de hábitos, como uma boa alimentação e a prática de atividade física constante, ao menos 3 vezes por semana.