Na noite desta terça-feira (7), o município do Rio de Janeiro entrou em estágio de alerta por volta das 20h, por causa das fortes chuvas que atingiram várias regiões, segundo o Centro de Operações da prefeitura, aconteceram inundações em vários bairros da cidade.
A cidade entrou em estado de alerta e no início da noite, cerca de 113 sirenes foram acionadas em comunidades que foram construídas em áreas de risco de deslizamento e inundações.
Por causa da inundação de várias vias, o trânsito deu um nó nas vias da cidade carioca, por volta das 22h30, havia um registro de 97 km de engarrafamento.
Em algumas regiões da cidade do Rio de Janeiro a precipitação ultrapassou a marca de 30 milímetros.
Em quatro horas choveu o que era previsto para todo mês de fevereiro.
Destruição e mortes
O valão levou as casas que ficam na beira. Pessoas gritando por socorro. As que tiveram sorte saíram apenas com a vida, pq tudo que elas tinham foi levado em segundos. Vocês têm a noção disso? 😢 #chuvarj #sosjardimcatarina #sossãogonçalo pic.twitter.com/waFA31N6Z5
— lin (@ojuaraenila) February 8, 2023
Sambódromo virou Rio. O Rio de Janeiro PRECISA de solução pra essas enchentes de todo verão. #chuvarj pic.twitter.com/N1GJNjAcHj
— Cirão Carioca 🇧🇷🌹 (@CiraoCarioca) February 8, 2023
Na rua do amigo do meu filho na Curicica tinha até jacaré 😱#chuvarj pic.twitter.com/YXwketG9ze
— Greice (@GreicedeOlivei1) February 8, 2023
#chuvarj pic.twitter.com/Zb88sL3Cc5
— Beth Hannauer (@BethHanauer) February 8, 2023
#chuvarj #Rocinha #ChuvaNoRio . https://t.co/1HMiw2w48e
— Kadinho (@Kadinhoboa) February 8, 2023
Segue dia seguinte depois que água baixou ele não conseguiu voltar pro rio, gnt olha o tam da criança🤡🐊#chuvarj pic.twitter.com/qvaSsldfZ0
— Andressa (@AndressaNasc30) February 8, 2023
A primeira vista é engraçado mas está pondo a vida em risco. Além do alagamento, o cara corre sério risco de algo darerrado e sofrer um acidente como um obstáculo que passe por baixo do caminhão. Além disso risco de contrair leptospirose e outras doenças. #RJTV #chuvarj https://t.co/bVkaNeGZdZ
— SROCTA SNOIGL (@CelebridadesDas) February 8, 2023
#chuvarj Catete pic.twitter.com/XW12Dl6cJk
— Futebol Brasileiro Anos 90 e 00 (@FutebolBR2000) February 8, 2023
Os alagamentos deixaram um rastro de destruição e muito prejuízo. Houve deslizamentos que deixaram vítimas fatais.
Ao todo quatro pessoas morreram vítimas do temporal que atingiu o Rio de Janeiro. Um homem de 82 anos, morreu vítima de um deslizamento de pedras que aconteceu em uma comunidade, na região do Catete.
A prefeitura de São Gonçalo, cidade localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, informou que uma mulher morreu após sua casa desabar devido a um deslizamento no Morro da Coruja.
Uma criança de 2 anos perdeu a vida soterrada em um deslizamento que aconteceu no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade maravilhosa.
Outra morte foi registrada na cidade de Saquarema, que fica na Região dos lagos, um homem que estava em cima de uma laje faleceu após ser atingido por um raio.