Vídeos expõem o tamanho da catástrofe provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, imagens comovem o Brasil e viralizam

Número de mortos passa de 70 e há dezenas de pessoas desaparecidas.

ANÚNCIOS

De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul às 18h deste domingo (5), foram confirmados 78 óbitos decorrentes dos temporais que assolam o estado. Outros quatro casos de morte já confirmados estão sendo investigados para determinar sua relação com a tragédia.

Além das vítimas fatais, há um registro de 105 pessoas desaparecidas e 175 feridas. A Defesa Civil contabiliza 134,3 mil indivíduos desabrigados, dos quais 18,4 mil estão alojados em abrigos, enquanto 115,8 mil encontram-se desalojados, recebendo amparo em residências de familiares ou amigos.

ANÚNCIOS

No total, 341 dos 496 municípios do estado enfrentaram diversos problemas, impactando aproximadamente 844 mil pessoas. Conforme relatado por Jorge Rosa, gerente de operações, a rodoviária de Porto Alegre foi completamente inundada. Todas as partidas e chegadas de ônibus foram canceladas na cidade. Por outro lado, o Aeroporto Salgado Filho precisou ser fechado.

ANÚNCIOS

Conforme relatado por Jorge Rosa, gerente de operações, a rodoviária de Porto Alegre foi completamente inundada. Todas as partidas e chegadas de ônibus foram canceladas na cidade. Por outro lado, o Aeroporto Salgado Filho precisou ser “devido ao elevado volume de chuvas”.

ANÚNCIOS

Durante uma entrevista coletiva realizada na manhã deste sábado (4), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), fez um apelo para que os cidadãos adotem medidas de racionamento de água. Isso se deve ao fato de que quatro das seis estações de tratamento de água não estão operacionais.

Os fortes temporais resultaram em várias unidades prisionais do estado ficando isoladas devido às inundações. Como resultado, mais de 1 mil detentos precisaram ser transferidos para outras instalações.

O governo emitiu um decreto de estado de calamidade, medida que foi oficialmente reconhecida pelo governo federal. Essa declaração habilita o estado a solicitar auxílio financeiro do governo federal para implementar ações de defesa civil, tais como fornecimento de ajuda humanitária, reconstrução de infraestrutura e restabelecimento de serviços fundamentais.

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.