Volnei Morastoni, prefeito da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, chocou a todos ao sugerir que a Covid-19 seja tratada através de uma aplicação de ozônio via retal. Especialistas alertam que até hoje ainda não há nenhum estudo científico comprovando que essa terapia tenha alguma eficácia.
A resolução de 2018 do Conselho Federal de Medicina, informa que a ozonioterapia não tem comprovação científica e justamente por isso só poderia ser utilizada nos estudos experimentais e mesmo assim, seguindo os protocolos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Na noite desta última segunda-feira (03), durante uma live no Facebook, o prefeito Volnei Morastoni disse que Itajaí foi inscrita na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e com isso a cidade passará a autorizar aqueles laboratórios de ozônio, inclusive o local e os aparelhos já estão sendo providenciados.
O prefeito ficou de dar maiores detalhes a respeito do assunto em breve e disse que o município passará a oferecer o ozônio, além da ivermectina, a azitromicina e também a cânfora.
Morastoni garantiu que a aplicação dura apenas dois minutos e é feita através de um ‘cateter fininho’, sendo que cada paciente deverá ser submetido a 10 sessões.
O prefeito de Itajaí é médico pediatra, já foi eleito por duas vezes consecutivas para o cargo de vereador na cidade, além de ter sido deputado estadual, conseguindo ser reeleito outras vezes. Ele já foi prefeito de Itajaí em 2005 e agora exerce o segundo mandato.