Na tarde deste domingo (8), manifestantes invadiram o Congresso Nacional, Superior Tribunal Federal e o Palácio da Alvorada.
Os manifestantes estão promovendo uma enorme quebradeira dentro dos prédios públicos do Distrito Federal. Enquanto o Brasil e o mundo assistiam as cenas chocados, um grupo de policiais militares tiravam fotos e faziam vídeos tranquilamente como se nada estivesse acontecendo, sem ações para conter os invasores.
As imagens dos agentes de segurança ignorando a invasão dos principais prédios do poder do Brasil viralizaram. Vídeos mostram os invasores dentro dos prédios públicos e dão conta da destruição provocada por estes radicais.
Vale ressaltar que todo o prejuízo causado pelos manifestantes serão arcados pelos cofres públicos, os demais brasileiros vão pagar pelos atos.
A tentativa de golpe destes manifestantes é considerada um dos maiores ataques a democracia brasileira.
Os agentes de segurança que tentaram conter os manifestantes não tinham força e número de policiais suficiente para impedir as invasões.
Confira o vídeo que mostra os policiais militares sorrindo e tirando fotos, sem agir para conter os invasores:
Policiais militares do DF tiram foto e batem papo com manifestantes enquanto vândalos invadem Congresso Nacional. Reparem a conversa sobre invadir o #STF #brasilia pic.twitter.com/33HNDKN8yo
— Ana Flor (@Ana_Flor) January 8, 2023
As invasões e o ataque a democracia brasileira estão sendo rechaçadas pelos mais diversos líderes de estados que se mostram indignados com os acontecimentos em Brasília. O presidente Lula se manifestou a respeito das invasões e decretou a intervenção federal no Distrito Federal.