Uma cena bizarra foi flagrada durante o funeral de um jovem soldado ucraniano, na cidade ucraniana de Mykolaiv. O capelão ucraniano que celebrava a cerimônia acabou sendo atacado por um padre russo que estava presente.
O capelão Anatoliy Dudko falava sobre a morte do soldado e criticava a Guerra quando o padre Mykhailo Vasylyuk se enfureceu. Segundo informações do site Newsweek, Vasylyuk teria se revoltado quando o capelão ucraniano criticou o presidente russo.
Acontece que, em dado momento, Dudko falou sobre a guerra e acusou Putin de começar a guerra também para defender a Igreja Ortodoxa da Russia, Igreja da qual o padre em questão é membro.
Irritado, o padre sobe no altar e ataca o capelão ucraniano. Ele chega a usar uma cruz para atingir o religioso, que reage empurrando o padre. A situação é contida por pessoas que estavam no local e depois a cerimônia é retomada.
In the Vinnytsia region, a priest of the Russian Orthodox Church (ROC) attacked a priest of the Ukrainian Orthodox Church (UOC)
A supporter of Putin's priest Gundyaev hit his "colleague" with a cross because the representative of the UOC accused the ROC of helping the occupiers. pic.twitter.com/FJwBdknysY
— NEXTA (@nexta_tv) July 28, 2022
Segundo informações da Nexta, o padre russo teria se irritado com a acusação do capelão ucraniano de que a Igreja Ortodoxa Russa estaria atuando em benefício da invasão russa no país. O vídeo circulou o mundo e gerou reações. O padre acabou sendo retirado por um membro das Forças Armadas ucranianas.
“O padre de Moscou agrediu, causou ferimentos leves, arrancou a cruz do capelão e tentou usar sua cruz como ferramenta para espancamentos. Na minha opinião, isso ultrapassa todos os limites possíveis e impossíveis de arrogância”, declarou o ativista Serhiy Timkov.
A polícia foi acionada e o capelão foi encaminhado para perícia.