Um vídeo que vem circulando nas redes sociais mostra um homem quebrando peças de uma oferenda oriunda do Candomblé.
O homem foi identificado como pastor Gledson Lima, ele mesmo se filmou quebrando o material, durante a ação considerada como intolerância religiosa, já que estava destruindo peças sagradas de outra crença.
Enquanto quebrava o que via pela frente o pastor repetia a frase; “em nome de Jesus”, em outro momento do vídeo ele afirma que estava desfazendo uma maldição.
As oferendas destruídas pelo pastor foram colocadas no local em intenção à Maria Mulambo na manhã do último domingo (7). O caso aconteceu na cidade de Belford Roxo, que fica localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O pastor compartilhou o vídeo em sua rede social, ele é líder religioso da Igreja Tenda dos Milagres. O babalorixá Natan de Oxaguiã, do Ilê Àsé Babá Min Okan Fun Fun, tomou conhecimento da atitude do pastor e procurou a polícia para registrar queixa pelo crime de intolerância religiosa, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), nesta última quarta-feira (10).
Natan revelou que procurou pelo pastor que afirmou que as oferendas estavam na entrada do seu sítio o que o teria deixado bastante incomodado. Contudo, segundo o babalorixá o ponto da oferenda ficava a aproximadamente meio quilômetro da entrada da propriedade do pastor.
O pai de santo revelou que o terreiro começou a funcionar a pouco mais de um ano, ele contou que os alimentos, bebidas entre outras coisas são deixados como presentes em forma de agradecimento à ancestralidade e que por isso são sagrados.
Natan reforçou que atitudes como a do pastor incentivam a intolerância e a violência. Confira o vídeo:
Pastor filma a si mesmo quebrando peças do Candomblé 'em nome de Jesus', na Baixada https://t.co/6MG29R1A62 pic.twitter.com/P4mottTh1H
— Casos de Polícia (@CasodePolicia) February 11, 2021