Uma cena flagrada na câmara de vereadores de Jataizinho, no norte do Paraná, tem circulado na web e gerado revolta. Nas imagens, dois vereadores aparecem participando de votação por meio remoto.
Até aí, não seria nada demais. O problema é que a votação era sobre aumento de salário para os próprios parlamentares, o que é sempre visto com desconforto por parte de uma grande parcela da população.
Além disso, os parlamentares estavam participando da sessão de forma remota porque estavam na praia, inclusive fora do estado. Os parlamentares estavam em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina.
Antônio Brandão (PDT) e Bruno Barbosa (Cidadania) estão sendo alvo de grandes críticas. Toda a sessão, que durou cerca de 22 minutos, foi marcada por imagens questionáveis. Em uma dessas cenas, um dos parlamentares bebe algo não identificado.
Brandão bebeu, durante sessão, algo de um copo térmico. Barbosa, num primeiro momento, chegou a mudar a posição do telefone para que o colega saísse do enquadramento. No entanto, logo filma Brandão, aponta e ri.
Outro ponto que chama a atenção é que a sessão foi aberta após a leitura de um versículo bíblico. Brandão, em dado momento, chegou a solicitar a impugnação da sessão, alegando que não conseguia ver a votação dos demais vereadores.
Ao fim da sessão, os parlamentares aprovaram reajuste de 5,93% para si próprios, prefeito e vice-prefeito e secretários. Os dois parlamentares, que curtiam a praia enquanto participavam da sessão, foram favoráveis. O vídeo completo da sessão pode ser visto aqui.