Vídeo: com síndrome rara, mulher esbanja memória que rende apelido de ‘google humano’

Ela descobriu que tinha uma memória acima da média na adolescência.

ANÚNCIOS

Uma boa memória pode ser um recurso muito interessante no dia a dia para a maioria das pessoas. Já pensou saber, de cabeça, números de telefone, de documentos e outras informações relevantes?

ANÚNCIOS

Por mais que seja algo muito interessante e cobiçado, a verdade é que a maioria das pessoas possui uma limitação para a própria memória. Mas esse não é o caso de Naiara Fontenelle, que detém uma memória quase robótica.

Ela é modelo, atriz e música, mas é seu desempenho com a memória que acaba sempre chamando a atenção. É tão fora do comum, que Naiara ganhou o apelido de “mamãe Alexa” do filho, de 8 anos de idade.

ANÚNCIOS

Naiara é dotada de Memória Autobiográfica Altamente Superior (HSAM, na sigla em inglês), uma síndrome muito rara. Ao todo, estima-se que apenas 100 pessoas tenham a mesma habilidade.

A habilidade é bastante útil para a jovem, que toca diversos instrumentos graças a memória e ao “ouvido absoluto”, uma vez que não consegue vê-los. Ela memorizou cerca de 500 canções.

Embora a memória seja uma vantagem em muitos aspectos, Naiara explica seus pontos negativos, “eu não consigo esquecer das coisas ruins ou das pessoas que me magoaram. Tudo fica muito claro na minha mente e vem no automático, sem eu precisar me esforçar para lembrar“.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

ANÚNCIOS

Por ser algo raro e muito inusitado, a síndrome nem sempre é descoberta. No caso de Naiara, apenas na adolescência é que ela e pessoas próximas começaram a perceber que havia algo “estranho”, levando ao diagnóstico.

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.